Este blog foi criado para incentivar a leitura infantil, com recomendações aos pais e educadores / profissionais da Educação de alguns títulos e sugestões de atividades.

sábado, 15 de outubro de 2011

O PEIXINHO DO ARCO-ÍRIS


 PfisterMarcus - Ed:Amarilys



O PEIXINHO DO ARCO-ÍRIS

"Lá bem distante, bem no fundo do mar vivia um peixinho todo colorido. As suas escamas eram todas coloridas, eram verdes, vermelhas, azuis e prateadas.
Os outros peixes ficavam encantados com a sua beleza, eles a chamavam de ARCO ÍRIS.
- Venha peixinho lindo venha brincar conosco!
(...) Aos poucos foram chegando todos os peixes cada um de uma cor, e o peixe Arco Íris foi dando a cada um uma das suas escamas; e todos contentes convidaram-no para brincar e nadar no mar.
Após esse momento todos ficaram amigos para sempre e felizes."
    Este livro tem lindas gravuras. 
  Pode ser indicado para crianças de todas as idades, contudo, no contexto pedagógico escolar, será muito bem contextualizado para crianças de 7 a 9 anos de idade ( tanto pelas atividades que elas poderão realizar em aula a partir do contexto da história, quanto pela capacidade cognitiva já desenvolvida em crianças até essa faixa etária).
    Algumas reflexões acerca do tema nos ajuda a compreendê-lo melhor. 
Tais como:
  Será que os outros peixes queriam só as escamas do Peixinho do Arco-Íris?
Não. Eles queriam estar próximos daquele peixinho, que admiravam tanto pela sua beleza, e, passaram a admirar mais ainda depois que ele começou a prestar mais atenção nos outros peixinhos também.
  O que torna a cor do Peixinho do Arco-Íris tão especial?
É tão especial por não representar apenas uma cor, mas várias cores juntas.
A diferença de cor entre todas as cores é que torna todas as cores mais  bonitas!
 Essas são algumas sugestões para trabalhar a história do Peixinho do Arco-Íris em sala de aula e na interação pais/crianças:
  • desenhar e colorir personagens do livro e da sua escola e/ou da sua turma (ou da família, amigos... se a interação for a de pais/crianças);
  •  realizar encenações com as crianças a partir dos personagens da história;
  •  desenvolver cantigas com palavras rimadas a partir do contexto da história;

etc.                                                                                                                            
                                                                                                                                   por Caroline

Nenhum comentário:

Postar um comentário